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segunda-feira, 20 de agosto de 2018

DINÂMICAS COM ARTE


Dinâmica de grupo voltadas à Arte

Quem já participou ou formou um grupo de artes antes, sabe como é interessante realizar dinâmicas de integração, conhecimento de si mesmo e cooperação. Mostramos a seguir alguns desses exemplos e aproveitamos para informar que abriremos uma seção no site específica para esse fim. Aproveitem!
Arte no escuro
Objetivo: desenvolver a criatividade através da percepção mental
Material: papel branco e canetas hidrográficas coloridas
Procedimento:
- fechar os olhos;
- pegar uma caneta aleatoriamente;
- riscar formas abstratas ou formas geométricas;
- trocar de cor sempre que desejar;
- verificar os resultados. Essa atividade muitas vezes permite a criação de um modelo que pode ser utilizado para pintar telas abstratas ou modernas.
Cores Musicais
Objetivo: desenvolver a criatividade através da audição e do relaxamento.
Material: músicas diversas (suaves ou ritmadas)
Procedimento:
- fechar os olhos;
- soltar a imaginação. Pensar em uma cor e em um modelo que possam representar o ritmo da música;
- Abrir os olhos e escolher um modelo para pintar que esteja de acordo com o sentimento despertado pelo ritmo da música (uma flor, paisagem ou modelo abstrato)
Enxergar com as mãos
Objetivo: desenvolver a criatividade e o movimento das pinceladas através do tato.
Material: O professor deverá preparar previamente diversos papéis texturizados, que tenham o movimento das nuvens, de correntezas, cascatas, rochas, caminhos. A textura poderá ser preparada com gesso acrílico, cola branca, areia, etc. Essa textura deverá ser aplicada em pequenas telas, madeira compensada ou cartolinas. (não há necessidade de cor. O que importa é somente o movimento das pinceladas)
Ex. céu com textura lisa; rios ou correntezas com pinceladas horizontais; rochas e pedras com textura áspera com formato próprio; praia; textura feita com areia;
Procedimento:
- o aluno deverá tocar cada textura para sentir através do tato o movimento das pinceladas. Essa atividade fará com que o movimento básico das pinceladas seja incorporado ao conhecimento consciente do aluno.
Dançando com as mãos
Objetivo: soltar os movimentos do desenho
Material: papel branco, canetas coloridas (opcional: música)
Procedimento:
- segurar uma caneta normalmente ou como os pintores seguram o pincel (entre o polegar e o indicador, com o corpo do lápis debaixo da palma da mão)
- iniciar fazendo uma série de linhas, círculos e ovais
- trabalhar preferencialmente seguindo o ritmo de uma música
- procure fazer esses exercícios selecionando cores que se harmonizem
- quando conseguir um bom estudo de forma e cor, aproveitar o modelo para pintar uma tela

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