Escolha os materiais e as técnicas que irá trabalhar com as crianças, seguindo o seu planejamento.
Providencie os materiais com antecedência.
Defina com qual frequência e em quais dias da semana serão realizadas as oficinas. Para crianças com menos de três anos a oficina pode acontecer duas ou três vezes por semana.
Escolha alguns espaços internos e externos de acordo com a faixa etária.
Crie um ritual com a criança antes do início da oficina, marcando a atividade plástica.
Estabeleça um tempo de duração da oficina (no início pode ter 15 a 20 minutos), que pode ser estendido conforme a aceitação do grupo.
Lembre-se que o contato com o material provocará alguns sentimentos e sensações ainda desconhecidos pelas crianças. Para esse momento, escolha um lugar tranqüilo, músicas agradavéis e não deixe de auxiliar e acolher os alunos.
Utilize materiais diversos, que despertem diferentes sensações, como gelo, folhas secas ou verdes, areia fina ou grossa, seca ou molhada.
Os materiais recolhidos pelas crianças, como folhas, flores e sementes, podem ser guardados em caixas transparentes.
Confeccione painéis e murais coletivos com pinturas e colagens, e exponha na altura das crianças, de forma que ela possam olhar, observar, mostrar e apresentar muitas vezes.
Organize passeios e atividades dentro e fora da escola, a fim de observar diferentes ambientes e contextos. Por exemplo, visita a praças,parques, museus, galerias etc.