Objetivo:Promover criações escritas em grupos;Desafiar a rapidez e a criatividade do aluno na inserção de elementos novos numa narrativa já iniciada.
Material: Uma caixa ou saco de lixo escuro.
Vários objetos: óculos, peruca, bonecos, panela, lápis, dado...
Gravador (opcional)
Etapas da atividade:
O professor faz a roda com a caixa no colo, fecha os olhos e retira um objeto;
Começa a contar a história, retira um objeto do saco/caixa e inclui na narrativa, ex: era uma vez, um lápis (objeto retirado) mágico que colocava palavras na boca das pessoas...;
Para a história e entrega a caixa para um aluno, que deve continuar de onde a professora parou, inserindo na história o objeto que tirar da caixa;
A história deve acabar no último aluno da roda.
Ao final, caso o professor tenha gravado, ele pode mostrar para os alunos o registro brincadeira.
Essa atividade pode ser repetida com os alunos, para que eles possam desenvolver o raciocínio. A primeira tentativa geralmente resulta em histórias desconexas, mas com o tempo os alunos passam a ouvir o colega e a desenvolver melhor o raciocínio.
O professor não poderá deixar a linearidade da história se perder.