Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CIRCULO DE HISTÓRIAS

Esta é mais uma sugestão do Ateliê de Escrita Criativa intitulado “O Brinquedo Palavra” dirigido por Amélia Maria Silva. 

Recorte de revistas, jornais, cartazes, palavras variadas ou foque-se num determinado tema (animais, oceano, lugares…).

Coloque essas palavras numa caixa e peça a cada participante que retire algumas. O objectivo é criar histórias com as palavras retiradas da caixa.

CIRCULO DE HISTÓRIAS 

Esta é uma atividade muito simples – ideal para ser utilizada com crianças  pequenas. Todos os participantes se devem sentar em círculo. Em seguida, dispomos imagens selecionadas anteriormente (retiradas de revistas, jornais, desenhos das crianças…) e colocamos no centro da roda. Escolhemos um objecto que passará de mão em mão e irá indicar que apenas a pessoa que o detiver nesse momento pode falar (por exemplo, um livro, uma coroa, uma ampulheta).

Um dos participantes escolhe uma imagem e começa a criar uma história. Em seguida, a coroa (livro, ampulheta) passa para outra criança que escolhe outra imagem e continua o conto. O processo repete-se até a história estar terminada.

Depois, os alunos podem escrever a versão escrita da história. As imagens podem ser divididas em categorias como personagens, locais, tempo, objetos… Este exercício também pode ser realizado individualmente – bastando para tal que a pessoa escolha várias imagens e, a partir delas, crie a sua história.

Consegues fazer animais com as mãos? 

Só precisas de uma lanterna poderosa e de uma parede. Vamos experimentar que animais conseguimos fazer!!! Depois cria uma história com as sombras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário